QUEM FOI PÉROLA BYINGTON?


Brasileira, descendente de imigrantes americanos, voltada ao trabalho de assistência social à infância e a mulher.



Pérola Ellis Byington nasceu em 3 de dezembro de 1879, na cidade de Santa Bárbara, estado de São Paulo, mas passou sua infância na cidade de Campinas. Seus pais eram colonos nos Estados Unidos. Vieram para o Brasil após a guerra civil, em busca de trabalho e liberdade.

De condiçoes modestas, o casal entregou-se à luta: a mãe, ensinando inglês, e o pai, hidráulico, instalando usinas hidroelétricas, construindo pontes e barragens. Enquanto isso, Pérola cuidava da casa e ajudava a mãe no ensino de inglês.

A obra consagrada à Pérola Byington está ligada a assistência social à infância e à mulher necessitada. Como assistente social da Cruz Vermelha, idealizou e concretizou a Cruzada Pró-Infância e fundou o Hospital Maternidade, que tem seu nome, em São Paulo.

Criou a "Semana da Criança", que foi oficializada pelo então presidente Getúlio Vargas, que determinou, por último, a data de 12 de outubro como "Dia da Criança".

Nenhum serviço de carater social foi criado em São Paulo, sem a orientação e supervisão de Pérola Byington.

Aos sete dias do mês de novembro de 1963, falece, em Nova York, Pérola Byington. Seguindo seu desejo, foi enterrada no Cemitério da Consolação, em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do Blog? Tem algum comentário ou sugestão a fazer? A Equipe da Escola Municipal Pérola Byington vai adorar receber seu recado!